Vantagens das pilhas recarregáveis: saiba todas!

A correria do dia-a-dia torna os produtos de uso prático e fácil cada vez mais importantes. Nesse sentido, os eletrônicos são nossos melhores amigos, desde a cafeteira até o controle da TV. Sabemos que as pilhas usadas nesses aparelhos podem ser nocivas ao meio-ambiente. Portanto, as vantagens das pilhas recarregáveis são diversas: além de ecológicas, são ainda mais práticas, do jeito que gostamos! Conheça mais sobre elas.

Praticidade é uma das vantagens das pilhas recarregáveis.
Foto: Andrew Neel

1. São práticas

Por serem mais duráveis, as pilhas recarregáveis tornam-se, também, muito mais práticas. Em primeiro lugar, uma única carga de uma pilha recarregável dura, em média, de 2 a 4 vezes mais do que uma pilha comum.

As pilhas de uso único são descartadas depois do fim de sua carga. Em contrapartida, com as pilhas recarregáveis, o número de idas à farmácia ou à loja de conveniências cai muito: grande parte das marcas já oferecem pilhas que podem ser recarregadas entre 500 e 2.100 vezes.

É muita economia de tempo, não é? 🙂

2. Uma grande vantagem das pilhas recarregáveis: são de baixo custo

Além de economizarem tempo, as pilhas recarregáveis também agradam os bolsos. Ainda que você tenha de investir algo entre R$40,00 e R$80,00 em um carregador e mais uma quantia que varia de 2 a 3 vezes mais nas próprias pilhas recarregáveis, o custo a médio e longo prazo mostra-se muito mais atraente do que o gasto com pilhas comuns nesse mesmo período.

As pilhas recarregáveis armazenam maiores quantidades de energia e são capazes de descarregá-la mais lentamente, ou seja, são muito mais duráveis (mesmo levando em consideração apenas uma única carga).

Apesar do dinheiro gasto com o carregador parecer exagerado, lembre-se de que é um gasto inicial, visto que seu carregador deve durar bastante tempo.

Façamos as contas: uma única pilha recarregável dura de 2 a 4 vezes mais que uma pilha comum. Além disso, pode ser recarregada em média 1.000 vezes.

Em conclusão: ao comprarmos uma única pilha recarregável, economizamos o que gastaríamos com até 4.000 pilhas comuns!

Foto: Mohamed Abdelgaffar

3. São mais adequadas ao mundo atual

Talvez você já tenha se perguntado por que as pilhas comuns duram tão pouco em aparelhos como câmeras digitais, controles de vídeo-game e principalmente outros equipamentos mais novos.

Isso acontece porque as pilhas comuns foram desenvolvidas em uma época em que os eletrônicos consumiam energia de forma mais lenta.

Os aparelhos eletrônicos atuais requerem muito mais energia em um curto espaço de tempo. Conforme vimos anteriormente, as pilhas recarregáveis são as únicas que conseguem suprir essa demanda.

4. A maior das vantagens das pilhas recarregáveis: são ecológicas

Em termos ecológicos, optar por pilhas recarregáveis reduz (e muito) o impacto que causamos no meio ambiente. Qualquer pequena ação que tomamos pode ajudar a reduzir nossa contribuição para a “pegada ecológica” que deixamos na natureza.

Todas as pilhas (recarregáveis ou não) são compostas por elementos químicos que, se descartados de forma incorreta, causam danos ao ecossistema. Assim sendo, as pilhas devem sempre ser recicladas.

O uso de uma pilha recarregável elimina a necessidade de reciclagem 4.000 pilhas comuns e, por isso, economiza esforços e reduz drasticamente o lixo gerado.

E aí, o que acha de mudar o hábito e aderir às vantagens das pilhas recarregáveis? Nós da EuCarbono acreditamos que é possível viver bem e consumir de forma consciente. Visite nossa loja e conheça marcas que pensam o mesmo.

comente aqui o que achou =)